Tipos de Dietas

Hoje, existem vários tipos de dieta. Vou descrever um pouco sobre algumas delas:

1 – Dieta Cetogênica

A dieta Cetogênica é rica em lipídios com baixo teor de carboidratos (praticamente zero) e moderada quantidade de proteína.
O nosso organismo utiliza os carboidratos como primeira fonte de energia. Quando ele é cortado da nossa alimentação entramos num processo de cetose, onde o organismo passa a utilizar a gordura como principal fonte de energia. O processo de cetose ocorre quando não há mais reservas de glicogênio hepático e muscular para gerar energia. Dessa forma, é uma dieta que promete perda de gordura.

2 – Dieta Low Carb

A dieta Low Carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. Além disso, este método defende o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, que tem uma absorção mais lenta, sem gerar pico de insulina. A distribuição dos alimentos ao longo do dia também colabora para o paciente ter melhores resultados.

3 – Dieta Paleolítica

A dieta Paleolítica prega a alimentação dos homens das cavernas. Consiste numa alimentação mais natural possível (consumir alimentos da forma mais in natura). A base dessa alimentação são as verduras e legumes, seguida das carnes. Evitar qualquer tipo de alimentos industrializados.

4 – Jejum intermitente

O Jejum Intermitente é um padrão alimentar no qual se alterna períodos em jejum e de alimentação.
A ingestão alimentar de forma intermitente faz parte da evolução humana. Esse tipo de “dieta” defende que o fracionamento da alimentação ao longo do dia não é determinante para um resultado positivo na dieta do paciente.
Como vocês podem perceber, existem várias estratégias nutricionais para os pacientes chegarem ao seu objetivo. Não sou totalmente nem a favor nem contra essas condutas, cada indivíduo é único, somente um profissional nutricionista vai saber montar um plano alimentar exclusivo para cada um.
Autora: Dra. Geórgia (Nutricionista do Instituto Bonvivere)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *