Responsável Técnico: Dr. Victor Dias Moreira - CRM: 174268


O Exame Hormonal na Saliva oferece a precisão necessária para a mensuração de vários hormônios no diagnóstico e estudos científicos. Vários estudos demonstram uma forte correlação entre os níveis de hormônio esteroides no sangue e na saliva (hormônio ativo ou “bio disponível”). Porém o teste salivar é o meio ideal para diagnosticar os níveis de hormônios esteróides, bio disponíveis ativos no tecido. Além disso, os hormônios na saliva são excepcionalmente estáveis e podem ser armazenados em temperatura ambiente por até 10 dias sem afetar a precisão do resultado. Isto oferece máxima flexibilidade na coleta de amostras e envio.
Os níveis de hormônio no sangue representam o conteúdo total de hormônios em nosso corpo. A maioria dos hormônios do sangue, aproximadamente 95%, estão ligados a proteínas específicas – proteínas carreadoras – que as transportam através da corrente sanguínea e que podem ser consideradas como sendo as frações de armazenamento dos hormônios. Os 5% restantes representam os nossos hormônios livres, ou seja, aqueles que estão disponíveis para atuarem imediatamente nas células dos órgãos e tecidos alvo.
A nossa saliva contém esses hormônios livres, que podem ser medidos facilmente fornecendo um panorama mais específico daqueles hormônios que estão disponíveis biologicamente para os nossos tecidos, ou melhor, prontos para serem utilizados pelo nosso corpo.
É um instrumento que possui a acurácia necessária para o ajuste e monitoramento na terapia de reposição de hormônio (HRT), também é mais preciso e correto para detecção e monitoramento no tratamento de Fadiga Adrenal (“doença do stress”).
O Teste Hormonal Salivar é uma forma precisa e simples para o homem ou mulher para avaliar os atuais níveis de hormônios esteroides (por exemplo, estradiol, progesterona, testosterona, DHT) – em seu corpo sem ter coleta invasiva como na dosagem de sangue.
Por refletir desta forma, uma fotografia mais próxima dos níveis de hormônios bio disponíveis, a dosagem dos hormônios esteroides na saliva tem sido cada vez mais utilizada no monitoramento de reposição hormonal, avaliação do stress, programas de acompanhamento do envelhecimento, avaliações endocrinológicas e/ou ginecológicas, medicina esportiva, psiquiatria, nutrição, entre outras.

Receba nossas novidades

Cadastre-se ao lado e passe a receber nossas novidades.