Dieta Paleolítica

A Dieta Paleolítica, também conhecida como Dieta Paleo, prega que os hábitos alimentares devem ser parecidos com o que era consumido por nossos ancestrais, ou seja, uma alimentação menos processada. Hoje muito utilizada como estilo de vida e não como uma “dieta”.

A Dieta Paleolítica consiste no consumo de alimentos originados de animais e plantas silvestres, como por exemplo: carnes, peixes, vegetais, frutas, raízes, ovos e oleaginosas. Exclui: grãos, laticínios, sal, açúcar refinado e alimentos processados. Assim, é uma dieta composta por baixo consumo de carboidratos, hiperproteica e alto consumo de gorduras boas (monoinsaturadas, poli-insaturadas e ômega 3).

Atualmente a Dieta paleolítica está sendo muito utilizada para emagrecimento e tratamento de doenças, pois evita o consumo de alimentos “maléficos” ao corpo humano. Mas, é necessário sempre buscar um profissional nutricionista para uma orientação mais específica.

 

Dra. Georgia Rocha | Nutricionista Esportiva | Instituto Bonvivere

 

REFERÊNCIAS:
The Paleo Diet. Premise, 2015
LINDEBERG, S. Paleolithic diets as a model for prevention and treatment of westem disease. American Journal of Human Biology, 2012. P.110-115.
FREUDY, C. A. A dieta dos nossos ancestrais. Guia nutricional para perda de peso e manutenção da saúde. Matrix, 2 ed. São Paulo, 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *